Resumo

A Educação Física no passar dos tempos busca incessantemente o seu reconhecimento na área educacional. Podemos pensar que atividades formuladas pelos docentes em conjunto com os estudantes contribuem para que o componente curricular ganhe destaque por sua especificidade como um saber do currículo escolar. Ao interagir com os estudantes compreendemos que há uma ampla demanda de práticas corporais que emergem da sociedade. Entendemos que os docentes possuem autonomia na sua prática pedagógica, mesmo diante de tempos incertos na educação, tanto no âmbito nacional como no estado do Rio Grande do Sul, que é o cenário onde perpassa o presente estudo. Frente a este cenário e aos diversos conteúdos que os docentes de Educação Física são implicados a contemplar na sua prática pedagógica, buscamos formular um calendário de práticas alternativas para a Educação Física que possuam maior aderência dos estudantes na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, criou-se um cronograma de práticas pedagógicas alternativas para a Educação Física Escolar, onde foi propiciado aos estudantes explanarem sobre as suas sensações durante o processo de aprendizagem. Isto foi descrito em portfólios que foram os instrumentos para os estudantes descreverem alguns sentimentos diante das práticas propostas pelo docente.

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