Uma Proposta de Práxis Pedagógica Significativa de Educacão Física Adaptada às Necesidades de Crianças com Síndrome de Doown
Por Romildo Vieira do Bomfim (Autor).
Resumo
Partindo de leituras críticas às principais obras que tratam
da Educação Física juntos a "pessoas com deficiência",
esta pesquisa etnográfica de natureza qualitativa,
objetivou propor, apoiada nos estudos da teoria Sócio-
Histórica de Vygotsky, uma práxis pedagógica
significativa junto a crianças com síndrome de Down, na
faixa etária de 08 a 12 anos de idade. Esta proposta, para
além do tão objetivado desenvolvimento físico,
preocupou-se com atividades que contemplassem ao
mesmo tempo o aluno "normal" e o "deficiente", numa
atmosfera que despertasse a alegria, a autonomia, a
descoberta e o "fazer inteligente", sob uma ótica
contextualizadora. Foi realizada uma entrevista semiestruturada
com oito docentes dos municípios de Niterói
e São Gonçalo do Estado do Rio de Janeiro, que lecionam
em escolas e clubes, no intuito maios de se investigar as
suas atuações pedagógicas junto a essa população. As
considerações finais e as recomendações apontam para a
necessidade de se formular novas estratégias, alternativas
e novos estudos que venham oportunizar melhor formacão
dos profissionais de Educação Física e, com isso, auxiliar
no surgimento de uma nova geração de professoreseducadores
competentes e comprometidos para o
exercício de funções técnico-político-pedagógicos mais
coerentes com as demandas sociais. Espera-se desta feita,
com profissionais mais capacitados, promover a
melhoria da qualidade de vida da pessoa com síndrome de
Down e, por extensão, de toda pessoa considerada deficiente.