Resumo

Partindo de leituras críticas às principais obras que tratam
da Educação Física juntos a "pessoas com deficiência",
esta pesquisa etnográfica de natureza qualitativa,
objetivou propor, apoiada nos estudos da teoria Sócio-
Histórica de Vygotsky, uma práxis pedagógica
significativa junto a crianças com síndrome de Down, na
faixa etária de 08 a 12 anos de idade. Esta proposta, para
além do tão objetivado desenvolvimento físico,
preocupou-se com atividades que contemplassem ao
mesmo tempo o aluno "normal" e o "deficiente", numa
atmosfera que despertasse a alegria, a autonomia, a
descoberta e o "fazer inteligente", sob uma ótica
contextualizadora. Foi realizada uma entrevista semiestruturada
com oito docentes dos municípios de Niterói
e São Gonçalo do Estado do Rio de Janeiro, que lecionam
em escolas e clubes, no intuito maios de se investigar as
suas atuações pedagógicas junto a essa população. As
considerações finais e as recomendações apontam para a
necessidade de se formular novas estratégias, alternativas
e novos estudos que venham oportunizar melhor formacão
dos profissionais de Educação Física e, com isso, auxiliar
no surgimento de uma nova geração de professoreseducadores
competentes e comprometidos para o
exercício de funções técnico-político-pedagógicos mais
coerentes com as demandas sociais. Espera-se desta feita,
com profissionais mais capacitados, promover a
melhoria da qualidade de vida da pessoa com síndrome de
Down e, por extensão, de toda pessoa considerada deficiente.

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