Resumo

Partindo de leituras críticas às principais obras que tratam da Educação Física junto às pessoas com "deficiência", esta pesquisa etnográfica de natureza qualitativa, objetivou propor, apoiada nos estudos da teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, uma práxis pedagógica significativa junto a crianças com síndrome de Down, na faixa etária de oito a doze anos. Esta proposta, para além do tão objetivado desenvolvimento físico, preocupou-se com atividades que contemplassem ao mesmo tempo o aluno "normal" e o "deficiente", numa atmosfera que despertasse a alegria, a ludicidade e o fazer "inteligente", sob uma ótica contextualizadora. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada junto a oito docentes de Educação Física suas atuações pedagógicas junto a essa população. As considerações finais e as recomendações apontam para a necessidade de se formular novas estratégias, alternativas e novos estudos que favoreçam a melhoria da qualidade de vida da PESSOA com síndrome de Down e, por extensão, de toda pessoa considerada deficiente.

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