Resumo
A presente pesquisa investiga a presença da alegria na escola. Para tanto, elegi os espaçostempos escolar como a entrada, o recreio e as aulas de Educação Física. Foi investigado outros aspectos relacionados a alegria como a percepção que alunos, professores e gestores têm a respeito da alegria, como ela se manifesta, como se caracteriza e se eles a percebem dentro da escola. Servem de sustentação teórica aos trabalhos de Snyders que trata da alegria, o que vem a constituir o pano de fundo deste trabalho e aqueles que discutem temas relacionados como Gomes, Château, Kishimoto; os autores que discutem os fenômenos do jogo, do brinquedo, da ludicidade, do brincar como Huizinga, Gomes; alguns dos teóricos da Educação Física como Castellani, Santin, Freire, Darido; os teóricos que tratam do prazer, como Mihaly e Lowen; e alguns autores que tratam da pesquisa qualitativa como Bogdan, Bicudo, Ludke & André. A metodologia utilizada foi a do método qualitativo descritivo. Serviram como sujeitos vinte crianças, sendo dez de cada sexo, um diretor e duas supervisoras e, ainda, cinco professores de uma escola de Cuiabá. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, as entrevistas e as imagens. Os resultados evidenciaram uma predominância da alegria em espaços-tempos: nas aulas de Educação Física, seguida do recreio, da entrada e por último a saída da escola. A escola se rende à alegria, por muitas vezes. Esta alegria não interessa unicamente às crianças, mas também aos professores e a equipe técnica. O recreio mostra uma diversidade de formas de alegria. Já nas aulas a aula, a alegria se mostrou como presente nas atividades contidas nos planejamentos dos professores. Para as disciplinas, existe um paradigma instalado de que algumas são por natureza alegres, entretanto, esta ilusão se desfez nesta pesquisa. A pesquisa revelou que os alunos se sentem bem estando na escola, não se sentindo ali aprisionados. Uma conclusão referente à Educação Física, é a de que a alegria se faz presente, porém em atividades distintas para cada sujeito. E que não é somente para aquelas ligadas ao “jogo. Ficou também claro que as condições objetivas de trabalho, se faz carente para que os professores desenvolvam os seus ofícios a contento.