Uma Reflexão Sobre a Motricidade de Escolares nas Aulas de Educação Física
Por Luciane C. Arantes da Costa (Autor), Diego Barbetta Pereira (Autor), Bruna Solera (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O estudo do tipo descritivo objetivou analisar o desempenho motor de escolares nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade de Maringá-Paraná-Brasil, verificando a influência das aulas de educação física no desenvolvimento motor dos alunos. Para a avaliação foi utilizado o Teste de Coordenação Motora – Body Coordination Test for Children (KTK), realizado em 40 escolares divididos em dois grupos (20 alunos do primeiro ano, que não realizavam aulas sistematizadas de Educação Física; e 20 alunos do segundo ano, que realizavam aulas de Educação Física sistematizadas). Os escolares foram selecionados de forma aleatória, tendo como critérios: ter idade de 6 a 7 anos de ambos os sexos e estar devidamente matriculado no primeiro ou no segundo ano do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que a maioria das crianças do segundo ano apresentou a coordenação motora normal, enquanto as crianças do primeiro ano apresentaram perturbação na coordenação e insuficiência coordenativa; em geral, não houve diferenças significativas entre os grupos e entre meninos e meninas. Assim, conclui-se que a realização de aulas de Educação Física com conteúdos organizados e sistematizados auxiliaram no desempenho motor dos alunos do segundo ano participantes da investigação.