Resumo

: Evidências sugerem que a atividade física está positivamente associada a vários aspectos do funcionamento cognitivo em crianças, entre elas o controle inibitório (CI), que no ambiente escolar é importante para tarefas de desempenho acadêmico. No entanto a rotina escolar e caracterizada pelo comportamento sedentário. Neste contexto, é importante investigar se inserir atividades de curta duração pode ser uma alternativa para melhorar o controle executivo em crianças na escola. OBJETIVO: Analisar o efeito agudo do exercício físico de alta intensidade de curta duração no controle inibitório em escolares. MÉTODOS: Esta pesquisa teve como desenho experimental um ensaio randomizado e cruzado, com uma amostra de 71 crianças escolares de 8 a 12 anos. O Teste de CI de Flanker foi realizado antes e 21 minutos após uma sessão de HIIT ou alongamento (condição controle ativo). Alongamento e HIIT foram realizados por 4 minutos. O HIIT foi dividido em 8 séries de 20 segundos de esforço máximo e 10 segundos de repouso passivo, destas 8 séries, 4 séries foram de agachamento, 2 séries de polichinelo e 2 séries de corrida estacionária. O alongamento também foi realizado com 8 séries de 20 segundos e 10 repouso, alongando membros inferiores e superiores. Os dados foram analisados por estatística de estimativa pareada para avaliar o efeito da atividade física de alta intensidade no CI. Essa pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa com o registro: CAAE: 76887417.2.0000.0018, número: 3.195.511. RESULTADOS: O exercício físico de alta intensidade provocou moderada melhora nos escolares (d= -0,574; IC= -0,848, -0,284; p= 0,0002), enquanto que a condição controle não (d= -0,149; CI= -0,376, 0,108; p= 0,233). CONCLUSÃO: Escolares podem se beneficiar de uma sessão aguda de exercício físico de alta intensidade de curta duração, melhorando seu controle inibitório em ambiente escolar.

Acessar