Uma visão além da prática: análise da produção cientifica sobre o futsal na escola na base de dados Scopus (2016-2020).
Por Guilherme Habinoski (Autor), Gonçalo Cassins Moreira Carmo (Autor), Bruno Pedroso (Autor), Miguel Archanjo de Freitas Junior (Autor).
Resumo
OBJETIVO: O objetivo central do estudo consistiu em identificar o que foi abordado pelos pesquisadores nos anos de 2016-2020 sobre a temática futsal na escola, em uma base de dados de excelência.
MÉTODOS: Para coleta dos dados foram utilizados os procedimentos do estado de conhecimento, para análise dispôs-se da Análise de Conteúdo.
RESULTADOS: Após a categorização dos estudos coletados, identificou-se que o futsal foi abordado por temáticas variadas, sendo elas: Ensino; Aspectos fisiológicos, técnicos e táticos; Futsal e a interdisciplinaridade. Percebeu-se também que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ainda não se tornou uma referência central no desenvolvimento desta modalidade no contexto escolar.
CONCLUSÃO: Contudo, os estudos nacionais e internacionais coadunam com algumas proposições presentes neste documento, o que permite afirmar que é possível a realização de um trabalho pedagógico comum básico para esta temática, independente das inúmeras variáveis que interferem nesta ação.