Integra

Introdução

Esta pesquisa esta sendo realizada pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Faculdade de Educação Física da UNIABEU com a finalidade de investigar os processos envolvidos com o desenvolvimento da inteligência humana, a partir do trabalho com uma ramificação das inteligências múltiplas propostas por Gardner (2001), conhecida como inteligência cinestésica. Esta, entendida como a chave principal que abrirá várias portas para o desenvolvimento infantil, de forma que a prática da educação física seja o seu principal veículo. Visando a partir da prática de jogos que as crianças tenham, além de prazer, a possibilidade de fazer aflorar suas diversas inteligências.

Em sua concepção teórica Gardner (2001) define a inteligência como a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários. Outros autores foram pesquisados visando uma ampliação do trabalho de Gardner, complementando a teoria das inteligências múltiplas. Foram encontradas pesquisas como a do Machado (1996) em que sugere a existência de uma inteligência pictográfica predominante.

Desenvolvimento

Essas noções estão sendo utilizadas aqui no sentido de construir, na educação infantil, objetivos tais como, os de estimular o desenvolvimento global e harmonioso da criança. Partimos da proposta de que o prazer que a criança experimenta em realizar determinada tarefa irá proporcionar, simultaneamente, o desenvolvimento da inteligência cinestésica e, um aumento significativo das outras inteligências.

Cada inteligência a ser desenvolvida tem características peculiares e, segundo, Gardner elas são: Inteligência Lingüística envolve sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos. Inteligência Lógico-matemática envolve a capacidade de analisar problemas com lógica, de realizar operações matemáticas e investigar questões cientificamente. Inteligência musical acarreta habilidade na atuação, na composição e na apreciação de padrões musicais.

Inteligência cinestésica acarreta o potencial de ser usar o corpo (como a mão ou a boca) para resolver problemas ou fabricar produtos.

Inteligência espacial tem o potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, bem como os padrões de áreas mais confinadas.

Inteligência interpessoal denota a capacidade de entender as intenções, as motivações e os desejos do próximo e, conseqüentemente, de trabalhar de modo eficiente com terceiros. Inteligência intrapessoal envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, de ter um modelo individual de trabalho eficiência - incluir os próprios desejos, medos e capacidades-e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.

A forma de ter esse aumento nas porcentagens dessas inteligências é fazer com que a criança sinta prazer na experiência que está sendo proporcionada a ela. Quanto mais estimulante e prazerosa a forma de passar para a criança o conteúdo das atividades, ela tenderá a aprender com maior facilidade, despertando seu desejo de se integrar cada vez mais nas atividades propostas. Não podemos esquecer que o ser humano, independente da faixa etária em que se encontra, tem uma íntima relação com o prazer, pois é, na maioria das vezes, pela busca do prazer que vai tender a repetir um determinado comportamento.

Tais aplicações de jogos, como estímulos direcionados, poderão ser de grande valia quando utilizados na educação infantil, fazendo com que as conquistas, a nível cognitivo e emocional, assim como as múltiplas inteligências da criança, não se percam, já que essas informações adquiridas passaram a fazer parte do repertório de respostas da criança. O objetivo da aplicação de jogos específicos voltados para o desenvolvimento da inteligência cinestésica, é de despertar na criança o interesse pelas coisas que o cercam, estabelecendo uma delimitação de sua imagem corporal, e de outros limites, respeitando todos os fatores envolvidos. Nesse processo muitas conquistas são vividas, como por exemplo, o desenvolvimento da capacidade de pensar, da curiosidade, da socialização, e etc.

O método

O método utilizado nessa pesquisa baseia-se numa primeira fase de observação do grupo em que as atividades serão propostas; na segunda fase haverá o desenvolvimento de atividades voltadas para a população em questão. O que nesse caso é constituído por crianças da educação infantil residentes da baixada fluminense e, na terceira fase será feita a aplicação dos jogos construídos e adaptados para o desenvolvimento da inteligência cinestésica, que, como dito anteriormente, é a primeira porta a se abrir no processo de desenvolvimento.

Atividades propostas: jogos

Adaptado de Antunes, 1998

1ª. atividade

Bolão

Habilidade: arremesso

Outras Estimulações: orientação espacial e equilíbrio

Preparação: usar bolas plásticas gigantes. As melhores são as de inflar, com 12 gomos.

Utilização: o aluno deverá jogar a bola, recebe-la de volta. Atira-la no chão, na parede e executar diversos movimentos. O essencial é que o professor estruture essa seqüência e desenvolva limites e regras claras à ação lúdica. Pode, se preferir, estabelecer sistemas de pontuação e desenvolver atividades grupais diversas.

2ª. atividade

Arremessando

Habilidade: coordenação motora

Outras Estimulações: lateralidade

Preparação: bolas de borracha de cinco a seis tamanhos diferentes.

Utilização: o aluno deve aprender a obedecer a regras e perceber claramente os limites, mas deve ser estimulado a usar as bolas arremessando-se a outros, contra paredes, aparar bolas arremessadas por outros, aparar bola usando uma das mãos, a direita ou a esquerda.

Em etapas seguintes, após explorar todas as tentativas manuais, treinar a lateralidade com o uso dos pés.

3ª. atividade

Peteca


Habilidade: arremesso/rebatimento


Outras Estimulações: orientação espacial e equilíbrio

Preparação: usar petecas e estimular diferentes formas de uso.
Utilização: o aluno deverá jogar a peteca, recebe-la com uma e com outra mão. Aumentar progressivamente as distâncias dos arremessos. Estabelecer claros limites e discutir com os alunos novas regras e novos jogos, usando sempre esse recurso. Um brinquedo (Plic - Ploc - fabricado por Stelco) constituído por uma cesta cônica com cabo e alavanca arremessadora de bola plástica representa também excelente recurso para exercícios análogos.

4ª. atividade

Botões e copinhos

Habilidade: coordenação manual

Outras Estimulações: orientação espacial e coordenação motora

Preparação: reunir um expressivo número de copinhos plásticos de café (ou de danoninho, estes melhores, por serem mais resistentes), fazer furos nos copos e juntar fios de lã e botões diversos.
Utilização: o aluno deverá alinhavar, passar o fio pelos orifícios, montar diferentes "peças" com a união dos copos com os fios. Usar botões coloridos. Dar laços de tipos diferentes criar estratégias para que os alunos desenvolvam jogos de montar usando esse recurso ou outros similares, adicionados aos jogos.

Discussão

A criança na faixa etária da educação infantil quando submetida, nas aulas de educação física, a estímulos, físicos e verbais, coerentes e direcionados, que favoreçam a sua experimentação, sua curiosidade e sua criatividade, além de desenvolver a sua atividade motora e a conhecer o seu corpo, reconhecerá também seus limites e os dos outros. Nesse trabalho há também o estímulo às inteligências inter e intrapessoal o que acredita-se ser de grande valia na construção de um indivíduo, em sua dimensão emocional, psíquica e cognitiva. À medida em que o jogo faz com que a criança assimile conhecimentos, ela vai introjetando regras e reconhecendo as diferenças, o que irá contribuir para a construção de sua subjetividade. Assim sendo o cuidado no direcionamento e na aplicação dos jogos é necessário de forma que esta visa a uma ampliação das capacidades intelectuais, o que não nos fornece nenhuma garantia sobre como a criança processará essa vivencia e o que ocorrerá no futuro. Aqui estamos levando em consideração as probabilidades genéticas, o tipo de estimulação que recebe no meio social em que vive, as condições emocionais de seu meio familiar, enfim, são muitos os fatores que podem interferir no desenvolvimento de uma criança. De posse dessas informações sabemos que com essa pesquisa ainda em andamento, não formaremos gênios, mas objetivamos despertar habilidades e aumentar e reforçar as capacidades que eles possuem. Da mesma forma que quando estimula-se a inteligência lógico-matemática, por exemplo, a criança não se tornará um soberano em matemática e não resolverá todos os problemas, mas poderá ter um processamento de raciocínio mais rápido tanto para as questões relacionadas a lógica quanto para outras áreas relacionadas.

Considerações Finais

A criança em seu desenvolvimento deve ser estimulada através de seus sentidos e de seus canais perceptivos, de forma que em seu processo de aprendizagem possa estar ampliando seus limites, suas capacidades e habilidades. E a educação física tem o compromisso de identificá-las a partir da observação do movimento individual. Lembrando uma proposição de Wallon (1992) de que o ato mental começa no ato motor.

As escolas atuais vêm abdicando de uma metodologia consistente para uma melhor assimilação de conteúdos através das inteligências.

Profissionais não atualizados em seus métodos de ensino trabalham com métodos tradicionais de ensino, valorizando apenas a inteligência lingüística e lógico-matemática, sem perceber que as outras inteligências são de grande importância para o desenvolvimento de uma criança. Ainda hoje encontramos escolas que valorizem QI (Quoeficiente de inteligência). Portanto sabe-se a criança que tem predominância nessas duas inteligências citadas, não necessariamente é mais inteligente que as outras que não possuem tal predominância. Lembrando que Gardner com sua teoria demonstrou que todas as crianças são inteligentes, e que tais inteligências tem graus variados. Desta forma é que este estudo vem abranger as inteligências múltiplas e, principalmente a inteligência cinestésica, através de um método de ensino adaptado as características de cada grupo, primando pela qualidade e pelo prazer proporcionado à criança, com o objetivo de ampliar suas formas de aprender e, principalmente, sentindo prazer com que está aprendendo a partir de seu próprio movimento.

As autoras, Gisele COUTO e Roseli MARQUETTI cursam educa[]ao física na UNIABEU e a professora Márcia Maria AZEVEDO é coordenadora do GPPSI - UNIABEU

Referências

  • Howard, Gardner. Inteligência um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva 2001.
  • Antunes, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes 1998.
  • Machado, N.J. In.Antunes, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes 1998,pg 13.
  • Taille, Hyves de; Oliveira, Marta Kohl ol de; DANTAS, Heloysa. Teorias psicogenética em discussão.RJ, São Paulo: Summus 1992.