Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a compreensão de alunos e professores de educação física escolar (EFE) sobre as causas e restrições que implicam o conteúdo das lutas nas turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Tucuruí-PA-Brasil. Participaram 40 alunos do 6º e 7º ano de duas escolas públicas e dois professores. Foi realizado um estudo descritivo transversal sobre o conteúdo das lutas nas escolas. Os resultados mostraram que os professores ensinam conteúdos de luta livre e utilizam atividades recreativas, acreditam que ela deve ser incluída na educação infantil e que não deve gerar violência. Quanto aos alunos, embora participem das aulas, não as consideram atrativas, e muitos consideram que a forma como o conteúdo é ensinado pode gerar violência. Concluindo, o conteúdo pode influenciar positivamente o desempenho e a aprendizagem dos alunos quando ensinado em EFE. No entanto, os professores devem entender e abordar as dificuldades e controvérsias desse conteúdo para ministrar aulas de forma teórica e prática. Porque há lacunas entre o que os professores fazem e o que os alunos esperam do conteúdo.

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