Resumo

Introdução – O desporto de alto rendimento é reconhecido na Europa como um importante fator de desenvolvimento desportivo e as exigências para a sua prática são um desafio para estudantes-atletas que procuram compatibilizar os estudos com a prática desportiva, numa carreira dupla. Portugal tem, desde 2016, Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) que procuram conciliar a escola com a prática desportiva de estudantes-atletas do ensino básico e secundário enquadrados no regime de alto rendimento, em seleções nacionais e com potencial talento desportivo. O nosso estudo pretende colmatar a falta de estudos que nos permitam compreender este modelo de compatibilização do sucesso escolar com o sucesso desportivo. Objetivos – Pretendemos avaliar o modelo de gestão do programa UAARE considerando três grandes dimensões (gestão escolar, gestão desportiva e contexto social) e compreender os seus impactos. Revisão de literatura – Os processos de carreira dupla têm sido amplamente estudados. Vários estudos europeus (p. e. Aquilina et al., 2010; Aquilina, 2013; Henry, 2013) identificam diferentes políticas aplicadas à carreira dual e a Comissão Europeia tem vindo a definir linhas orientadoras e recomendações para apoiar estes estudantes-atletas de alto rendimento desportivo (European Commission, 2007; European Commission, 2012). O modelo UAARE, regulamentado em Portugal no ano de 2019, estabelece um conjunto de sinergias assentes em três pilares - a gestão desportiva, a gestão escolar e a saúde e bem-estar dos estudantes-atletas, através de um sistema de inputs e outputs, como refere De Bosscher et al. (2006), cuja finalidade é o sucesso escolar e o sucesso desportivo. Material e Método – Serão aplicadas técnicas de recolha de dados quantitativas (através da aplicação de um questionário a alunos) e técnicas qualitativas, com recurso a entrevistas semi-estruturadas aplicadas a outros intervenientes no modelo que possibilitarão a análise comparada dos resultados da aplicação de questionários, a estudantes-atletas integrados e não integrados nas Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, complementados com os resultados da realização de entrevistas a outros intervenientes no modelo (treinadores, professores, encarregados de educação, outros agentes). Conclusão – Esperamos que os resultados obtidos possam ser refletidos pelos alunos, pelo Ministério da Educação, pelas Federações Desportivas e outros parceiros, de forma a poderem contribuir para melhorar as condições da carreira dupla em Portugal.