Universidade Aberta do Brasil - Uma experiência e vivência em turoria no curso de Educação Física à Distância
Por André Ribeiro da Silva (Autor), Elioenai Dornelles Alves (Autor), Jônatas de França Barros (Autor).
Em XIII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O desenvolvimento das tecnologias de informação propiciou o desenvolvimento de novas alternativas de ensino à distância (EAD), que vêm sendo pesquisadas e praticadas em universidades e empresas. O ensino à distância (EAD) não é novidade. No Brasil, tem funcionado há décadas através de cursos por correspondência, como os do Instituto Universal Brasileiro, e pela televisão, como o Telecurso 2º Grau, criado pela Rede Globo. A maior novidade dos últimos anos é a possibilidade de uso de tecnologias interativas, que permitem a comunicação em tempo real entre instrutores e alunos, tais como as teleconferências e a Internet, a qual tem-se desenvolvido em termos de capilaridade, velocidade e incorporação de recursos multimídia (Veiga e cols. 1998). A Educação à Distância pode constituir-se em um meio de democratizar o acesso à Universidade Pública, viabilizando a formação de pessoas excluídas do processo educacional (Oliveira e cols. 2004).