Usabilidade de Sites nos Contextos do Lazer, Turismo e Hospitalidade Uma Análise da Produção Científica
Por Marília Amábile Guarizo (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Resumo
Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo apresentar uma revisão sistemática acerca da produção científica envolvendo as temáticas: usabilidade de sites e lazer, focalizando, especificamente, os âmbitos do turismo e da hospitalidade. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: IEEExplore, Engineering Village, Web of Science, Scopus, Sportdiscus and B-on. Como descritores, houve a combinação do termo “usability” com cada um dos seguintes termos: “tourism” e “hotel”. Os artigos apontados abrangeram o campo da indústria do agenciamento do turismo, sites de turismo oficiais de cidades e o campo da hospitalidade. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de conteúdo. Com base nos resultados, pode-se perceber a importância dos sites nesses contextos, sobretudo, como diferenciais de marketing para o setor, entretanto, evidenciou-se a necessidade de aprimoramento desses sites, para cumprirem adequadamente suas funções. Ressalta-se a relevância da usabilidade para a efetividade de um site e que esta deve estar presente desde o início de seu desenvolvimento. Esse campo de estudo carece de olhares mais incisivos sobre a investigação de sites relacionados ao contexto do lazer, originários de diferentes regiões do país.
Referências
ALROOBAEA, R.; MAYHEW, P. The Impact of Usability on E-Marketing Strategy in International Tourism Industry. In: SCIENCE AND INFORMATION CONFERENCE, 2014, London. Proceedings..., London: IEEE, 2014. p. 961-966.
ALTAMIRANO, V.; TÚÑEZ, M.; ORDÓÑEZ, K. Interactividad y Participación del Turista 2.0:Análisis del comportamiento del turista frente a promoción turística en las redes sociales oficiales de los Gobiernos de Iberoamérica. In: 11th IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES, CISTI, 2016. Gran Canaria, Proceedings…, Gran Canaria, IEEE, 2016, p. 1-7.
ARAÚJO, R. M. et al. Gestão de Periódicos: um estudo na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Encontros. Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 42-58, 2017.
AWAD, N.; SOLIMAN, S. S. Studying the Impact of Egyptian Hotels' Websites Marketing on Customers' E-Satisfaction. International Journal of Tourism and Hospitality Management in the Digital Age (IJTHMDA), Burbank, v. 1, n. 2, p. 53-63, 2017.
AYKIN, N. (Ed.). Usability and internationalization of information technology. 1 ed.,Boca Raton: CRC Press, 2016.
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010.
BORJA, R.D. 2017. Avaliação da usabilidade de Homepages de biblioteca universitárias por meio de check-list. f.357. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.
CASIDY, R.; WYMER, W.; O’CASS, A. Enhancing hotel brand performance through fostering brand relationship orientation in the minds of consumers. Tourism Management, Oxford, v.66, n.1, p.72-84, 2018.
CIPOLLA-FICARRA, F.V.; NICOL, E.; CIPOLLA-FICARRA, M. Usability, Communicability and Cultural Tourism in Interactive Systems: Trends, Economic Effects and Social Impact. In: HUMAN-COMPUTER INTERACTION, TOURISM AND CULTURAL HERITAGE: FIRST INTERNATIONAL WORKSHOP, HCITOCH, 2010. Brescello. Proceedings …, Brescello: Springer, 2001. p. 100–114.
DÍAZ, J.; RUSU, C.; COLLAZOS, C. A. Experimental validation of a set of cultural-oriented usability heuristics: e-Commerce websites evaluation. Computer Standards & Interfaces. Amsterdam, v.50, n.1, p.160-178, fev.2017.
DOTTO, D.M.R; DRA. PONS, M. E. D.; DENARDIN, A. C. M.; Ruiz, L. M. Marketing Digital e Turismo: Uso de Websites para Atração de Turistas nos Municípios do Rio Grande do Sul/ Brasil. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Jaguarão, v.1, n.2, p. 214-216, 2015.
FRANTZ, S; HOFFMANN, A.N.W.; FROEMMING, M.S. Como empresas e consumidores estão visualizando a nova era digital. RACEX – Revista de Administração e Comércio Exterior, Passo fundo, v.3, n.3, p. 41-60, 2017.
GIRAD, S.; THÉROUANNE, P.; STEINER, D.D. Web accessibility: Filtering redundant and irrelevant information improves website usability for blind users. International Journal of Human-Computer Studies, Amsterdam, v.111, n.1, p. 23-35, 2018. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581917301490 . Acesso em: 15 jan. 2018.
GOMES, M.A.S et al. O comportamento do consumidor que atua no comércio eletrônico e seus reflexos na economia. In: SIMPÓSIO DE METODOLOGIAS ATIVAS: INOVAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 1, 2017, Goiânia, Blucher Education Proceedings..., Goiânia: UFG, 2017, p. 122-132.
HANDAYANI, P.W; ARIFIN, Z. Factors Affecting Purchase Intention in Tourism Emarketplace. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH AND INNOVATION IN INFORMATION SYSTEMS (ICRIIS), 2017, Langkawi. Anais…,Langkawi: IEEE, 2017, p.1-6.
HTET, N. W.; DIMITRY, B.; IRINA, Z. Information Data Structure for Myanmar Tourism System. In: CONFERENCE OF RUSSIAN YOUNG RESEARCHERS IN ELECTRICAL AND ELECTRONIC ENGINEERING (EICONRUS), 2017, St. Petersburg, Proceedings …, St. Petersburg: IEEE, 2017, p.510-512.
HUANG, Z.; BENYOUCEF, M. Usability and credibility of e-government websites. Government Information Quarterly. Oxford, v.31, n.4, p.584-595, 2014.
JACOSKI, C. A.; DALLACORTE, C.; MOTA, A. E. R. Aplicação de uma pesquisa de usabilidade para reestruturação do layout da página web infohab. e-Revista LOGO, Florianópolis, v.6, n.1, p. 85-101, 2017.
KAUR, R.; SINGH, G. Internet Marketing: The New Era of Innovation In E-Commerce. International Journal of Scientific Research in Computer Science, Engineering and Information Technology, Gujarat, v.2, n1, p.253-258, 2017.
KRUG, S. Não me faça pensar - atualizado: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web e mobile. 3. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.
MEDEIROS, M. et al. “Com a faca e o queijo nas mãos”? Análise da imagem projetada de regiões queijeiras brasileiras). Revista Turismo & Desenvolvimento, Santiago, v.1, n. 27/28, p. 857-870, 2017.
MINOHARA, R.; GARCIA, D.; TUMA, R. Marketing em destinações turísticas: Estratégias aplicadas pela ‘Rota dos Tropeiros’ – região dos Campos Gerais (PR). Revista Turismo & Desenvolvimento, Santiago, v.1, n 27/28, p. 911-923, 2017.
MUHTASEB, R.; LAKIOTAKI, K.; MATSATSINIS, N. Applying a Multicriteria Satisfaction Analysis Approach Based on User Preferences to Rank Usability Attributes in E- tourism Websites. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, Talca, v.7, n.3, p. 28-48, dez.2012.
NIELSEN, J. Designing web usability: The practice of simplicity. São Francisco/US: New Riders Publishing, 1999.
________. Designing Web Usability. Indiana: New Riders Publishing, 2000.
NIELSEN, J. Usability 101: Introduction to Usability. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2017.
OLIVEIRA, P.; REMONDES, J. O comportamento do consumidor corporate e suas implicações na gestão de marketing digital e redes sociais online das agências de viagens. Revista Turismo e Desenvolvimento, Santiago, v.1, n. 27/28, p. 1367-1378, 2017.
OLIVEIRA, N. M. E-commerce na hotelaria: recorte sobre o comércio eletrônico nos meios de hospedagem em Foz do Iguaçu. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, vol. 5, n. 2, p. 300-324, 2016.
PANTANO, E.; SERVIDIO, R.; VIASSONE, M. An exploratory study of the tourist- computer interaction: the role of web site usability on hotel quality perception. International Journal of Digital Content Technology and its Applications. Busan, v.5, n.5, p. 208-216, 2011.
PAZ, F. et al. Perception Study of a New Set of Usability Heuristics for Transactional Web Sites. In: INTELLIGENT HUMAN SYSTEMS INTEGRATION (IHSI), 2018, Cham, Proceedings …, Cham: Springer, 2018, p.620-625.
PEE, L.G.; JIANG, J.; KLEIN, G. Signaling effect of website usability on repurchase intention. International Journal of Information Management, Orlando,v. 39, n.1, p. 228- 241, 2018.
PELSMACKER, P.; TILBURG, S.; HOLTHOF, C. Digital marketing strategies, online reviews and hotel performance. International Journal of Hospitality Management, Orlando, v.72, n.1, p. 47-55, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278431917305303 . Acesso em: 25 fev. 2018.
PEREIRA, F. Avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais: um estudo de caso. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/EC153 IDLAKHD/dissertacao_pdf.pdf;jsessionid=A27590D8188E4902981AB44F11C43D47?seque nce=1. Acesso em: 10 set 2017.
PINA, A. J. S.; HERNÁNDEZ-MOGOLLÓN, J. M.; CAMPÓN-CERRO, A. M. A usabilidade de um website de um destino turístico e os seus efeitos na procura: aproximação a um índice de satisfação digital. Revista Turismo & Desenvolvimento, Santiago, v.1, n 27/28 p. 733-744, 2017.
QI, S.; LAW, R.; BUHALIS, D. Usability of Chinese Destination Management Organization Websites. Journal of Travel & Tourism Marketing. Philadelphia, v.25, n.2, p. 182-198, 2008.