Resumo

A gamificação no campo educacional desempenha um papel muito importante, ao proporcionar um processo de ensino-aprendizagem novo, ativo e interativo. Busca uma nova coeducação por meio da implementação de ferramentas e estratégias lúdicas onde o aluno seja o protagonista de sua educação. Durante o tempo da pandemia, os professores viram a necessidade de utilizar tecnologias de aprendizagem e conhecimento que contribuam para desenvolver aulas inovadoras e alcançar os alunos no contexto da virtualidade. As aulas de Educação Física não foram exceção, razão pela qual na presente investigação é elaborado um documento que facilita oito jogos interativos para o ensino fundamental e médio com base em ferramentas e sites, contribuindo para que os educadores enriqueçam seus ensinamentos a través do jogo. A pesquisa é considerada descritiva com um desenho exploratório que, por meio de plataformas como Genially, Puzzel e Triviar, facilitou a implementação de temas baseados em jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, jogos mecânicos, jogos de velocidade, entre outros. Portanto, o objetivo do artigo é desenvolver jogos virtuais por meio do uso de plataformas para aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física.

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