Resumo

Objetivos:

Analisar qualitativa e quantitativamente a interação das correntes Russa e Aussie na contração isométrica do músculo quadríceps femoral, nos no âmbito sensitivo, motor e de desconforto em mulheres jovens saudáveis.

Métodos:

As voluntárias foram analisadas em um único momento. Sorteou-se qual membro inferior receberia cada corrente e os eletrodos foram posicionados simultaneamente nos dois membros inferiores, respeitando-se 10 minutos entre a estimulação de cada um. Foram avaliados os limiares sensitivo, motor e de desconforto em termos quantitativos (densidade de corrente em mA/cm²) e qualitativos (EVA).

Resultados:

Participaram 19 voluntárias, na faixa etária de 22,31 (1,29) e IMC de 21,79 (1,78). A corrente Aussie alcançou o limiar sensitivo com menor densidade de corrente de forma significativa com relação à Russa para o mesmo limiar. Os resultados foram significativos no grupo geral (tratamento) para as duas correntes estudadas quanto à densidade de corrente necessária para atingir os três limiares. Já nos blocos (individualmente), houve significância apenas para o limiar sensitivo (p=0,0126). A análise da percepção de desconforto, avaliada através da EVA, foi significativa nos três momentos para ambas as correntes, mas na comparação entre elas não houve diferença significativa.

Conclusão:

As correntes Russa e Aussie são adequadas quanto à densidade de corrente necessária para atingir cada limiar estudado e apresentam diferenças entre si durante a interação com o sistema biológico, necessitando a Aussie de menos energia. No entanto, em termos de percepção de desconforto não há diferenças significativas entre as duas correntes. Nível de evidência III; Estudos terapêuticos–Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar