Uso de Esteroides Anabolizantes e Similares: Um Problema Social e de Saúde Pública
Por Clayton Luiz Dornelles Macedo (Autor), Andrea Britto Fioretti (Autor), Karen Cunha Pachon (Autor), Moisés Cohen (Autor), Ricardo Rech (Autor), Sofia Vacaro Macedo (Autor), Andre Itimura (Autor), Claudio Elias Kater (Autor), Ronaldo Laranjeira (Autor).
Em E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-graduação da Câmara dos Deputados v. 10, n 1, 2017. Da página 75 a 88
Resumo
O uso de esteroides anabolizantes e similiares (EAS) por atletas e não atletas é considerado atualmente um grande problema de saúde pública. A perspectiva de ganho de massa magra, perda de massa gorda e/ou aumento de performance faz com que indivíduos façam uso ilícito disseminado de EAS, independentemente de sexo, idade e condição cultural e social. A ausência de medidas de prevenção, de programas de educação, tratamento e reabilitação de usuários e a falta de regulamentação e fiscalização vêm agravando esse problema. Este artigo revisa a epidemiologia e as implicações na saúde do uso de EAS e apresenta o programa Apolo (#BombaTôFora) de educação, prevenção e atendimento e reabilitação de usuários de EAS.