Uso de gadgets e atividade física entre crianças: Teoria do Processo de Envolvimento
Por Dharatun Nissa Puad Mohd Kari (Autor), Mohd Mokhtar Muhamad (Autor), Roxana Omar Dev (Autor), Victor Piores (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
O comportamento sedentário é uma preocupação global na última década e ainda é uma questão alarmante atualmente. Entre as preocupações de ser sedentário estava o uso de gadgets entre as crianças, bem como o envolvimento em atividades físicas. Várias pesquisas exploram os fatores ligados ao estilo de vida inativo. No entanto, a geração de teorias, especialmente sobre o uso de gadgets e o processo de envolvimento em atividades físicas entre as crianças, foi limitada. Assim, este artigo tem como objetivo construir teoria sobre o uso de gadgets e o envolvimento em atividades físicas entre crianças. Este estudo explora as experiências das crianças com o uso excessivo de gadgets e o envolvimento em atividades físicas por meio de uma abordagem qualitativa usando lentes da teoria fundamentada. Os participantes do estudo eram estudantes de 11 a 13 anos e pais selecionados das Filipinas. Os dados foram coletados por meio de entrevista presencial semiestruturada em profundidade. A análise de dados qualitativos assistida por computador (CAQDAS) foi implementada neste estudo. Especificamente, ATLAS ti. 22 foi utilizado um software no gerenciamento e análise de dados orientado pela teoria construtivista fundamentada de Charmaz. A teoria foi gerada neste estudo após o processo de codificação, ou seja, codificação inicial, codificação focada e construção de teoria. A análise rigorosa dos dados deste estudo gerou uma teoria e foi apresentada em forma de processo. A teoria do processo de envolvimento das crianças com o uso de gadgets e atividade física foi explicada nas fases seguintes; ser influência, ser feliz, aceitar a situação, dar tarefa condicional, atividade física: ser o último da lista. As descobertas indicam a razão pela qual as crianças passam muito tempo no gadget, pois o interpretam como um lugar feliz e menos tempo para atividades físicas, pois o consideram como a última prioridade de envolvimento. Os resultados deste artigo contribuem para a compreensão de como os alunos do ensino médio interpretam suas experiências em relação ao uso excessivo de gadgets e à inatividade física. A conscientização sobre como as crianças veem o uso de gadgets e o envolvimento em atividades físicas fornece aos pais, especialistas em saúde e outros profissionais relacionados uma base para a criação de um plano ou estratégia para promover o equilíbrio no uso de gadgets e no envolvimento em atividades físicas pelas crianças.