Uso de Materiais Alternativos Como Estratégia Pedagógica de Ensino do Corfebol
Por Renata Laudares Silva (Autor), Giselle Helena Tavares (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A oferta de modalidades esportivas no âmbito da formação do Profissional de Educação Física (PEF) na graduação, se concentra, em sua maioria, nas versões tradicionais, como o futebol, o vôlei, o basquete e o handebol, haja vista que os equipamentos e materiais necessários para a sua experimentação são facilmente encontrados nas escolas e em outros espaços de atuação desse Profissional, assim como, em casas especializadas na venda dos mesmos. No entanto, outras modalidades esportivas menos tradicionais, como o Corfebol, deixam de ser ofertadas, muitas vezes, pela falta do material para a sua vivência. Esta modalidade esportiva coletiva é a única exclusivamente mista desde a sua criação em 1902, por um PEF na Holanda. Trata-se de um esporte que possui princípios que visam promover a inclusão, o respeito, a cooperação, a colaboração e a igualdade de oportunidade entre os gêneros.