Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação Para Educação Continuada em Saúde

Parte de Educação Permanente em Saúde: Saberes, Trajetórias e Formação . páginas 253

Resumo

A Educação Continuada em Saúde (ECS) favorece a construção de novos saberes e reflexão da prática. Uma ferramenta com grande potencial para a disseminação do uso seguro de tecnologias no campo da saúde. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deram um novo rumo à forma de comunicação em todas as áreas do conhecimento. A tecnologia passou a desempenhar um papel importante na estrutura organizacional da sociedade permitindo o processamento, o armazenamento, a difusão da informação e do conhecimento. No âmbito da saúde as TIC têm apoiado a organização e gestão dos processos institucionais, integrando os recursos computacionais à prática profissional. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das TIC que as instituições de saúde têm adotado para a gestão de seus processos de trabalho a fim de alcançar maior produtividade, tornando as informações mais disponíveis, facilitando a comunicação e aprimorando a qualidade da assistência prestada ao paciente. O desenvolvimento e uso de tecnologias trouxe algumas repercussões para o trabalho dos profissionais da saúde, diante do redimensionamento do espaço assistencial. A equipe de saúde passou a ter que assistir o paciente ao mesmo tempo que dominar os vários tipos de tecnologia. Estabelecer um programa de educação continuada (EC) tendo como base a interdisciplinaridade poderá propiciar a interação da equipe de saúde. Assim, como oportunizar a compreensão do uso da tecnologia como ferramenta de trabalho para uma ação transformadora do cuidado humano. Neste sentido torna-se essencial implementar programas de EC voltado ao desenvolvimento do uso de novas tecnologias no campo da saúde, à luz de um processo de aprendizagem significativa no trabalho. Palavras-chave: Educação Continuada; Educação em Saúde; Tecnologia da Informação