Resumo

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo é identificar as variáveis biomecânicas na largada do ciclismo de velocidade obtidas pelo o acelerômetro contido num sistema inercial de navegação denominado SM-MAE construído no Laboratório de Sensores Microeletrônicos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, para isso foi necessário dividir esse trabalho em duas partes. A primeira parte teve como objetivos desenvolver metodologia adequar o uso do acelerômetro SM-MAE para aquisição de variáveis biomecânicas, comparar seus dados com dados provindos da cinemetria e de um acelerômetro comercial e, descreve as etapas de tratamento do sinal de aceleração. Para isso participaram de dois ciclistas amadores, os quais executaram dois tiros de 50m em uma raia plana demarcada, em piso de asfalto, usando uma bicicleta própria da modalidade, com o sistema nela instalado. Concomitante ao sistema foram usadas duas câmeras digitais filmaram a fullHd com frequência de aquisição de 60Hz para realização da cinemetria e um o acelerômetro comercial (Xsens). Através do rastreamento manual e a reconstrução unidimensional dos dados, obteve-se a posição da bicicleta e em seguida adquiriu-se à distância percorrida e suas derivadas. O processamento do sinal, rastreamento e rotinas para identificação das acelerações e suas integrais foram feitas no software Matlab. Para comparar o acelerômetro SM-MAE com outros sistemas, foi realizado comparações gráficas. Observou-se que os resultados obtidos se assemelhavam aos da cinemetria e aos do acelerômetro comercial. Portanto, a metodologia aplicada nesta pesquisa possibilitou a realização da segunda etapa deste trabalho, que teve como objetivo identificar as variáveis biomecânicas fornecidas pelo SM-MAE relacionando-as com o desempenho do ciclista num teste de 30 metros em velódromo e caracterizar dos padrões das acelerações de largada dos aletas envolvidos nesse estudo. Para isso contou com cinco ciclistas de alto rendimento que realizaram 3 sprints de 30m cada um e o acelerômetro (SM-MAE) foi fixado no quadro da bicicleta no velódromo. Como resultado na comparação entre as variáveis de aceleração não foi identificado diferenças significativas para todas elas entre os voluntários e nem entre as repetições. A velocidade máxima de cada ciclo e a velocidade máxima total de cada sprint, obteve-se diferença significativa entre os atletas, destacando A1 e A3.Na variável tempo final (TT), foi possível identificar alta correlação positiva com tempo de soma dos dois ciclos de pedal (T2), com a velocidade máxima (Vmax), TC1(tempo do primeiro ciclo de pedalada), aceleração negativa máxima (ANmax), média do vale da aceleração negativa (MvaleAN) e teve relação TC1 com T2 e T2 com MvaleAN. E também relação entre Vmáx com ANmax e MvaleAN. Conclui-se que o SM-MAE é capaz de detectar sutilezas técnicas na largada do ciclismo de pista auxiliando o diagnóstico da capacidade atlética como do programa de treinamento.

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