Uso de Suplementos Alimentares Como Forma de Melhorar a Performance nos Programas de Atividade Física em Academias de Ginástica
Por Miguel Angelo Alves dos Santos (Autor), Rodrigo Pereira dos Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 16, n 2, 2002. 12 Páginas. Da página 174 a 186
Resumo
A literatura científica se refere aos ergogênicos como sendo as substâncias ou fenômenos que
melhoram o desempenho de um atleta. O termo é derivado de duas palavras gregas: “ergon” (trabalho) e
“gennan” (produzir). Este experimento avaliou o uso de suplementos alimentares em academias de ginástica
de Vitória - ES. O instrumento utilizado para avaliar o objetivo proposto foi um questionário composto por 23
questões, referentes ao perfil de pessoas que freqüentam as academias na cidade de Vitória - ES englobando
questões relativas aos objetivos deste estudo. As questões eram de múltipla escolha, podendo o aluno escolher
se desejasse mais de uma resposta para a mesma pergunta. Os dados foram tratados em termos de percentuais.
Cerca de 76% dos alunos pesquisados cursaram ou estão cursando o 3o. grau, tem em média 27,5 anos, 70%
dos alunos usam suplementos, 94% praticam musculação, 67% compram em lojas especializadas, 66% usam
aminoácidos, 33% são prescritos pelos professores, 56% tem como objetivo a hipertrofia muscular. Os
resultados sugerem que o uso de suplementos alimentares está ligado ao paradigma uso versus melhoria da
performance.