Resumo

Ao trazer o campo da Educação Física para o centro da discussão sobre a cultura digital, com ênfase nos processos da integração curricular das mídias, esta tese buscou compreender os usos e apropriações das mídias no currículo modelado pelos professores de Educação Física diante dos saberes docentes. A princípio, fora aplicado um questionário semiestruturado aos professores de Educação Física na cidade de Goiânia, que suscitou análises por meio das categorias metodológica, crítica e expressiva da mídia- educação. Em seguida, um grupo de professores foi selecionado para a etapa de entrevista semiestruturada que auxiliou no aprofundamento sobre os saberes docentes na Educação Física perante as mediações midiáticas. Dentre os principais resultados, destaca-se que as mídias têm determinado de maneira instrumental o currículo modelado da Educação Física diante do escasso currículo apresentado aos professores para solucionar problemas práticos e pela histórica relação com o currículo prescrito para constituição da área. As mídias estabeleceram, por suas peculiaridades, como um meio de acesso às fontes dos saberes docentes, atravessando todos os seus tipos, porém, com mais ênfase ao saber- fazer em diferentes fases da carreira docente. Se anteriormente a Educação Física incorporava as técnicas dos movimentos corporais como parte essencial do saber-fazer docente, com os usos e apropriações das mídias há uma nova forma de domínio desse saber, onde essas mesmas técnicas não são mais vivenciadas exclusivamente pelo corpo físico, mas também por meio do virtual. Há uma mediação midiatizada entre a formalização curricular e os saberes docentes.

Acessar Arquivo