Utilização do Adipômetro Cescorf Para Estimativa da Gordura Corporal Relativa a Partir de Equações Validadas com o Adipômetro Lange

Por: .

Revista da Educação Física - UEM - v.19 - n.3 - 2008

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver equações de correção para a EDC medidas com o adipômetro CESCORF (modelo Científico) para quatro equações que originalmente foram desenvolvidas com o adipômetro LANGE. Duzentos e cinqüenta e nove homens (média de idade 23,3 ± 2,9 anos) participaram voluntariamente desta investigação. Nove dobras cutâneas foram medidas pelos dois adipômetros (abdominal, suprailíaca, subescapular, tricipital, bicipital, axilar média, peitoral, perna medial e coxa medial). Por meio da análise de regressão linear simples foram geradas quatro equações para corrigir a gordura corporal relativa derivada de quatro equações freqüentemente usadas no Brasil. Para essas quatro equações o R2 foi de 0,99 (erro-padrão da estimativa de 0,434 à 0,626). Os resultados indicam que a utilização das equações propostas pode reduzir o erro de medida da EDC e da %G, quando usado o compasso CESCORF, ao invés do Lange.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6000

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.