Utilização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) Para a Qualidade de Vida dos Idosos do Lar dos Velhinhos - Viçosa, MG
Por Eliecir Soares Pereira (Autor), Simone Caldas Tavares Mafra (Autor), Alessandra Lima Silva (Autor), Jaqueline Firmino Fialho (Autor), Juliana Alexandrino Santos (Autor).
Resumo
Mudança do idoso para as instituições asilares representa uma mudança de vida, a qual deveria proporcionar uma melhor qualidade de vida. No entanto sabe-se que muitas instituições não têm a infra-estrutura adequada para atender às necessidades dos idosos a fim de possibilitar autonomia, segurança e o desempenho de atividades culturais, físicas e sociais. Deste modo, o presente trabalho realizou um estudo de caso realizado no Lar dos Velhinhos, município de Viçosa/MG, e teve como metodologia utilizada a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) objetivando levantar diagnósticos relativos às condições de vida dos idosos internados nesta instituição, a fim de recomendar medidas que possibilitem uma melhor qualidade de vida, minimizando a ociosidade vivenciada por eles e reduzindo o quadro de estresse e cansaço dos funcionários do Lar dos Velhinhos.