Utilização de Avaliações da Aptidão Física Relacionadas à Saúde Por Professores de Uma Cidade da Região do Pampa
Por Marcelo Clarete Seracini Penner (Autor), Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho (Autor), Leticia Silveira Cardoso (Autor), Marta Regina Cezar Vaz (Autor), Rodrigo de Azambuja Guterres (Autor).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar quais as avaliações da ApFRS são realizadas por professores de educação física no âmbito escolar. Tem caráter exploratório-descritivo, realizado com 18 professores de educação física lotados em 09 escolas de ensino médio de Bagé/RS. Houve menção de 05 valências físicas que são avaliadas com fundamentação científica, realizadas por 12(66,66%) dos 18(100%) professores de educação física investigados. Havendo a exclusão de 6(33,33%) entrevistas por não apresentarem nenhum teste ou avaliação com sustentação teórica. A valência física mais referida foi a da Resistência Aeróbica 08(66,66%), avaliações de Força e Endurance Muscular com 06(50%), teste de flexibilidade 04(33,33%) e avaliação da composição corporal 01(8,32%). Concluímos que a educação física escolar carece de uma maior preocupação com as avaliações das ApFRS dos alunos, e existe pouca exploração das avaliações no cotidiano escolar.