Utilização das Escalas de Medida na Avaliação da Aprendizagem na Educação Física Escolar
Por José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor), Edson Silva Soares (Autor), Nicolino Trompieri Filho (Autor).
Parte de Diálogos em Avaliação Educacional . páginas 135 - 147
Resumo
Introdução
Todo objeto tem qualidades que o caracterizam. Ao avaliar, julga-se o valor tendo como referência a medida de uma dada característica. Vários objetivos educacionais são possíveis de serem avaliados (VIANNA, 1978). Para tanto, é necessário escolher as características que se pretende medir, ou seja, estabelecer critérios nas qualidades que objetivamos analisar e que essas possam ser operacionalizáveis para quantificar. Assim podemos pensar em avaliação.
Definir os objetivos avaliativos no componente curricular Educação Física não é fácil devida à diversidade de interesses sociais e educacionais na disciplina. No entanto, ao delinear os pontos de referências, o docente deve estar teoricamente fundamentado para pôr em prática as propostas avaliativas relacionadas a essas referências.
Acreditamos que os indicativos dessa proposta, baseadas na pesquisa de Pontes Jr. (2012), podem contribuir com a compreensão da fundamentação teórica sobre as práticas e instrumentos de avaliação do ensino aprendizagem na disciplina e auxiliar os professores de Educação Física na organização didático-pedagógica da avaliação.