Utilização das Escalas de Medida na Avaliação da Aprendizagem na Educação Física Escolar

Parte de Diálogos em Avaliação Educacional . páginas 135 - 147

Resumo

Introdução
Todo objeto tem qualidades que o caracterizam. Ao avaliar, julga-se o valor tendo como referência a medida de uma dada característica. Vários objetivos educacionais são possíveis de serem avaliados (VIANNA, 1978). Para tanto, é necessário escolher as características que se pretende medir, ou seja, estabelecer critérios nas qualidades que objetivamos analisar e que essas possam ser operacionalizáveis para quantificar. Assim podemos pensar em avaliação.

Definir os objetivos avaliativos no componente curricular Educação Física não é fácil devida à diversidade de interesses sociais e educacionais na disciplina. No entanto, ao delinear os pontos de referências, o docente deve estar teoricamente fundamentado para pôr em prática as propostas avaliativas relacionadas a essas referências.

Acreditamos que os indicativos dessa proposta, baseadas na pesquisa de Pontes Jr. (2012), podem contribuir com a compreensão da fundamentação teórica sobre as práticas e instrumentos de avaliação do ensino aprendizagem na disciplina e auxiliar os professores de Educação Física na organização didático-pedagógica da avaliação.

Arquivo