Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão integradas no ensino de Educação Física das escolas municipais de Londrina – Paraná – Brasil. A amostra foi composta por 75 professores de Educação Física. Os dados foram coletados através de um questionário composto de vinto e cinco questões subdivididas em sete dimensões de estudo. A informação foi analisada mediante técnicas quantitativas e qualitativas. Para a análise quantitativa foi utilizada estatística descritiva, através do cálculo de frequências e porcentagens e a aplicação dos testes Qui-quadrado e Teste Exato de Fisher para avaliar as relações de independência entre variáveis. Para análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que os professores de Educação Física possuem um bom parque informático e uma boa experiência de utilização das TIC à nível pessoal e em atividades que vão de encontro as tarefas docente. No contexto pedagógico, os resultados indicam que somente 16% dos professores de Educação Física utilizam as TIC junto aos alunos. Os docentes não se sentem preparados para utilizar as TIC em contexto educativo, somente 26,7% dos professores de Educação Física receberam formação para utilização das TIC junto aos alunos em sala de aula. A aplicação mais utilizada em contexto educativo é o CD-ROM/DVD, seguido de ferramentas de produtividade como dispositivos de apresentação e produção de textos. Apesar do baixo nível de utilização das TIC junto aos alunos a maioria dos professores manifesta uma atitude positiva face às TIC, atribuindo importância a sua integração no ensino de Educação Física. Através da análise dos resultados deste estudo constatou-se que a integração e utilização das TIC no ensino de Educação Física parece ainda estar numa fase embrionária e os tipos de atividades desenvolvidas encontram-se ainda longe do potencial dos seus recursos. 
 

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