Resumo

As tecnologias se mostram imprescindíveis na resolução de problemas. Belozo et al (2016) nos diz que o avanço tecnológico e científico estão associados e permitem evoluir no ensino, treinamento e na avaliação esportiva. Morin (2013) propõe um modelo de ciência que saiba identificar as diferenças sem promover a separação, uma ciência que consiga agregar informações distintas para novas interpretações de fenômenos que eram fragmentados. Essa “revolução do pensamento” se iniciou com uma ciência da organização, baseada na cibernética e na teoria dos sistemas. Objetivo: Nosso objetivo é propor a análise de Big Data como uma possibilidade de produzir novos conhecimentos na área esportiva. Metodologia: Esse trabalho foi realizado a partir de uma Revisão da Literatura sobre Big Data. Resultados: A Oracle (2016) descreve Big Data como sendo uma estratégia de gestão da informação global que inclui e integra novos tipos de dados gerenciando-os juntamente com os dados tradicionais. Outros autores (DEMCHENKO, NGO, MEMBREY, 2013) destacam no Big Data os 5 Vs: grande Volume de dados, Variedade de fontes, Veracidade, Velocidade e Valor aos resultados que retornam do Big Data.