Utilização dos Jogos Reduzidos Como Estratégia de Ensino do Voleibol na Escola Uma Revisão Narrativa
Por Lorenzo Iop Laporta (Autor), Gustavo de Conti Teixeira Costa (Autor), Rodrigo Lara Rother (Autor), Thiago José Leonardi (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), Bruce Friederich (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 291, 2022.
Resumo
Os jogos reduzidos são formas alternativas de mudar a dinâmica e a estrutura dos jogos formais. Manipulações como: espaço de jogo, número de jogadores, posses de bola, regras, entre outros são realizadas, objetivando que o jogador se adapte a diversos contextos, como também fomentar a iniciação e facilitar a aprendizagem da tática e técnica inerentes ao voleibol. O presente estudo objetiva identificar a literatura acerca da utilização dos jogos reduzidos no processo de ensino do voleibol nos aspectos tático-técnicos e de tomada de decisão, físicos e psicológicos, em crianças e adolescentes em idade escolar. Recorreu-se à revisão narrativa com o intuito de analisar e interpretar, de forma crítica, o “estado da arte” sobre este tema.