Resumo

A Linha de Pesquisa: Currículo e Segmentos Populares, do Departamento de Educação I, desenvolvida através do Projeto Prata da Casa, instalou uma Escolinha de Informática para menores do Ensino Fundamental, vizinhos da UFMA,oriundos de grupo social de risco. Nessa experiência dupla, os instrutores, alunos de Educação Física, se aliam a outros da mesma área, em disciplina de Pesquisa. Desenvolve-se então uma trabalho de busca, para construção de projetos de monografia e desenvolvimento de trabalhos do interesse dos alunos, através da informática. A investigação, utilizando-se de recursos de um ambiente computacional(sala própria com l0 computadores), optou pela possibilidade de utilizar conceitos de hipermídia, documentos com sons, imagens, textos e vídeos.Foram usados programas e softs tanto para as crianças como para os estudantes, isto é, Programas Básicos de Informática para os escolares e sites de busca com o uso de ferramentas hipermíticas para os estudantes de Metodologia da Pesquisa. A produção de textos, de tarefas, quadros, coleta de dados, organização de base de dados, e interconectividade com Centros de Ed. Física, Nacionais e Internacionais, foi o motivo usado nas estratégias de execução . Como o Processo de formação é contínuo, e o Projeto está em sua terceira turma nos Estudantes e na oitava nos escolares, os resultados têm se demonstrado contrastantes.Para os escolares, há a produção de resultados que lhes garante a formação básica ensejada, o que obrigaráa uma ampliação de programas na Oficina, após o atendimento de toda a demanda.Quanto aos estudantes de Educação Física, os resultados demonstraram que os recursos oferecidos no processo de formação, apesar de colaborarem com criatividade para a execução de novas metodologias educacionais, são no entanto, desdenhadas pelos estudantes universitários que se sentem desmotivados porque não recebem orientação de seus professores, há o despreparo ou ignorância das ferramentas, falta de espaços e horários para uso delas, não há visão holística de processos da área e de ensino.Conclui-se finalmente, que não há integração. O grande problema da utilização desses recursos, indiretamente é a capacitação dos professores. É, de fato, um desafio introduzir no processo de ensino-aprendizagem, a estruturação e funcionamento de recursos baseados em computadores, quando não há interlocutores com quem conversar.

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