Resumo

O objetivo deste estudo foi planejar, desenvolver e analisar uma proposta de ensino para o futsal, abordando os saberes corporais, conhecimentos conceituais (técnicos e críticos) e saberes atitudinais, a partir dos pressupostos do Sport Education Model. A revisão bibliográfica estruturou-se de forma a ilustrar como o processo de ensino e aprendizagem de um determinado conteúdo de um componente curricular está vinculado aos objetivos da instituição escolar. Para tanto, tratou-se de abordar as funções sociais da escola, o papel da educação física e o lugar do esporte enquanto conteúdo escolar nesse cenário. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado o método de pesquisa intervenção pedagógica, em que uma unidade didática de futsal ancorada nos pressupostos do Sport Education Model foi desenvolvida durante trinta e duas aulas ao longo de dezesseis encontros com uma turma de oitavo ano de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. A produção dos dados foi realizada através de três instrumentos: observação das aulas pelo professor-pesquisador; registro das percepções dos discentes no caderno da disciplina; narrativa docente do professor-pesquisador. Os resultados obtidos foram discutidos a partir de três categorias: percepções dos agentes envolvidos na pesquisa acerca das características do Sport Education Model; vantagens e limites do Sport Education Model para o processo de ensino e aprendizagem dos diversos saberes do futsal; reflexões e possibilidades de reformulações do Sport Education Model a partir dos achados da pesquisa.

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