Validação da Escala de Contextos de Aprendizagem Para Treinadores Esportivos - Versão Tênis

Por: , Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.42 - n.1 - 2020

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo do estudo foi apresentar evidências de validade da Escala de Contextos de Aprendizagem para Treinadores Esportivos (Ecate). Quatro juízes avaliaram o conteúdo dos itens e 104 treinadores de tênis responderam à Ecate. Os itens apresentaram índices satisfatórios para clareza de linguagem e pertinência prática, e índices “substanciais”/”quase perfeitos” de concordância entre juízes para dimensionalidade teórica. O modelo mais adequado foi o tridimensional de segunda ordem com 17 itens, apresentou índices de ajustamento “razoáveis”/”bons”. Sua consistência interna foi “boa” e a de suas dimensões “fraca”/”boa”. Assim, a versão final da Ecate-17 demonstrou qualidades psicométricas satisfatórias na avaliação de contextos de aprendizagem quando aplicada a treinadores de tênis.

Endereço: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.