Validação da Escala de Contextos de Aprendizagem Para Treinadores Esportivos - Versão Tênis
Por Caio Correa Cortela (Autor), Michel Milistetd (Autor), Jorge Both (Autor), Gabriel Henrique Treter Gonçalves (Autor), Carlos Adelar Abaide Balbinotti (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 42, n 1, 2020. Da página 2021 a -
Resumo
O objetivo do estudo foi apresentar evidências de validade da Escala de Contextos de Aprendizagem para Treinadores Esportivos (Ecate). Quatro juízes avaliaram o conteúdo dos itens e 104 treinadores de tênis responderam à Ecate. Os itens apresentaram índices satisfatórios para clareza de linguagem e pertinência prática, e índices “substanciais”/”quase perfeitos” de concordância entre juízes para dimensionalidade teórica. O modelo mais adequado foi o tridimensional de segunda ordem com 17 itens, apresentou índices de ajustamento “razoáveis”/”bons”. Sua consistência interna foi “boa” e a de suas dimensões “fraca”/”boa”. Assim, a versão final da Ecate-17 demonstrou qualidades psicométricas satisfatórias na avaliação de contextos de aprendizagem quando aplicada a treinadores de tênis.