Validação de Conteúdo de Um Protocolo em Manejo de Cadeira de Rodas
Por Luiz Henrique Rufino Batista (Autor), Patrícia Belém Melo (Autor), Bárbara Proença Buosi (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor).
Em 11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA
Resumo
Surgem inquietações acerca dos testes de habilidades para o manejo de cadeira de rodas (HMCR) e ensiná-las requer dos profissionais instrumentos de avaliação que possam aferir a condição inicial do educando permitindo verificar sua evolução durante o processo. Acreditamos que as HMCR devem ser investigadas e que a padronização de instrumentos da medida reduzirá as diferenças e conduzirá para uma melhor qualidade dos testes. O objetivo deste estudo é validar um protocolo de avaliação para HMCR, e principalmente responder às inquietações percebidas, estabelecemos critérios que avaliam tais habilidades, dentro de conceitos e conhecimentos científicos existentes da psicometria. Utilizamos o método Delphi de Survey e validade de conteúdo, e seis especialistas na área de atividades em cadeira de rodas. Usamos a consistência interna do instrumento o alfa de Cronbach (?), Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC), correlação intraclasse (CCI). Nos 17 itens obtivemos para os critérios de clareza (CVI=0,865±0,059), pertinência (CVI=0,902±0,071), simplicidade (CVI=0,918±0,054), objetividade (CVI=0,888±0,067) e precisão (CVI=0,922±0,060) (?=0,7822±0,06) (ICC=0,7744±0,07; p<0,05). Os itens do protocolo demonstram por meio da psicometria ser válido e garante medir aquilo que foi proposto.