Resumo

: As escolhas de abordagens pedagógicas no ensino de esportes são reflexos das convicções e valores dos treinadores, a interação dinâmica entre professor e aluno na construção do conhecimento esportivo deve ser reconhecida, considerando as múltiplas perspectivas e expectativas envolvidas. É importante desenvolver métodos que não apenas avaliem as decisões pedagógicas dos professores, mas também compreendam as expectativas dos alunos em relação aos treinos/aulas. Objetivo: Validar o conteúdo de questionário de preferências pedagógicas para a aprendizagem esportiva (QPPAE) de alunos/atletas jovens e adultos. Metodologia: Este trabalho, de abordagem descritiva e método misto, foi realizado em três etapas: revisão narrativa das abordagens pedagógicas, elaboração e validação de conteúdo de indicadores por 4 peritos (as) em Pedagogia do Esporte. A validação foi realizada a partir dos critérios: clareza de linguagem (CL), pertinência prática (PP), relevância teórica (RT) e dimensão teórica (DT). Os dados foram analisados pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) e a Análise de Concordância Kappa. Resultados: Na primeira etapa do estudo, foram identificadas as características das abordagens pedagógicas e elaborados 24 indicadores divididos igualmente entre abordagens tradicionais e baseadas no jogo. Os indicadores tradicionais foram subdivididos em inatista e comportamentalista, enquanto os indicadores baseados no jogo foram subdivididos em cognitivista e ecológico-complexo. Após validação de conteúdo, todos os critérios superaram o valor de corte (0,80), com médias de 0,965 em CL, 0,959 em PP, 0,961 em RT e 0,86 no coeficiente Kappa, indicando concordância quase perfeita. Conclusões: Este estudo objetivou validação de conteúdo de um questionário sobre as preferências pedagógicas, que tem como propósito ampliar a compreensão das ações e intervenções pedagógicas do ensino do esporte. Apesar da validação preliminar positiva, recomenda-se um processo adicional para verificar a consistência e confiabilidade dos indicadores com o público-alvo, abrindo caminho para futuras investigações

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