Validação de Escalas Psicossociais Para Atividade Física em Jovens Universitários
Por Rafael Miranda Tassitano (Autor), Jose Cazuza de Farias Junior (Autor), Cassiano Ricardo Rech (Autor), Maria Cecília Marinho Tenório (Autor), Poliana Coelho Cabral (Autor), Gisélia Alves Pontes da Silva (Autor).
Em Revista de Saúde Pública v. 49, n 1, 2015. Da página 47 a 49
Resumo
Traduzir o questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise, realizar sua adaptação transcultural e identificar as propriedades psicométricas das escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários.O questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise é composto por 39 itens divididos em construtos baseados na teoria cognitiva social e no modelo transteorético. Os construtos analisados foram: estratégia de mudança de comportamento (15 itens), processo de tomada de decisão (10), autoeficácia (seis), apoio da família (quatro) e dos amigos (quatro). Os procedimentos de validação foram de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. As três primeiras equivalências citadas foram realizadas por comitê especializado. Na equivalência de mensuração, o instrumento foi aplicado em 717 estudantes universitários. Foi utilizada análise fatorial exploratória para verificar a carga de cada item, variância explicada e consistência interna dos construtos. A reprodutibilidade foi mensurada por meio de correlação intraclasse.