Resumo

Nos últimos anos, tem crescido a importância atribuída aos processos cognitivos, como importantes componentes do rendimento esportivo, principalmente a tomada de decisão tática e o conhecimento teórico do jogo. Conseqüentemente, a avaliação científica destas variáveis torna-se fundamental dentro do contexto inerente a planificação e desenvolvimento de um adequado processo de ensino-aprendizagem-treinamento. O objetivo do presente estudo foi construir e validar teoricamente um teste que avalie o nível de rendimento da capacidade de tomada de decisão tática e o nível de conhecimento declarativo em situações de ataque no futsal. Noventa e duas cenas de situações de ataque no futsal foram elaboradas, filmadas e posteriormente editadas numa fita de vídeo de forma padronizada, sendo congeladas no momento exato da ação do atacante. Essas situações foram submetidas ao julgamento de 10 técnicos de alto nível para que procedessem a validação teórica dos itens. Das noventa e duas situações ou itens do teste, oitenta e sete foram validados com um índice de 100% nos campos que avaliavam as condições da imagem e a representatividade das situações de jogo. A partir destes oitenta e sete itens procedeu-se a validação teórica qualificando quarenta e quatro itens com um índice de concordância mínimo de 80%, como recomendado pela literatura, nos campos da tomada de decisão e do conhecimento declarativo. Após o processo de validação do teste, a sua versão final com os itens validados será integrada a um sistema de projeção (vídeo, projetor), plataformas de contato, computador, gravador e interface, que operacionalizados através de um software permitirá medir a capacidade de decisão tática (tempo de decisão e a exatidão da resposta), bem como o conhecimento declarativo do atleta. 

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