Resumo

Objetivo:

Testar a confiabilidade entre dois instrumentos com diferentes mecanismos de análise, seja por GPS (modelo GPSPORTS®) ou por análise de vídeo (InStat For Players®), relacionando os resultados de distância total percorrida e distância em alta velocidade ≥ 20km/h (Distância de Corrida de Intensidade Muito Alta, VHIR) durante partidas oficiais de futebol.

Desenho do Estudo:

Este é um estudo metodológico. Dados de 35 atletas de futebol profissional do sexo masculino, de todas as posições táticas foram incluídos. Idade 29,2 (± 4,8 anos) e gordura corporal 9,9 (± 1,7%), excluindo goleiros (102 análises individuais) foram coletados em jogos oficiais. Na análise dos dados, foram utilizados procedimentos de estatística descritiva para caracterizar a amostra e o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foi utilizado para verificar a concordância quanto à estabilidade e consistência interna dos testes com intervalos de confiança (IC) de 95%.

Resultados:

O ICC no caso da variável distância total percorrida foi significativo 0,914 (0,876; 0,941) e indicou concordância muito elevada, com o coeficiente de correlação linear indicando forte correlação positiva (p <0,001). O ICC para a variável VHIR não foi significativo, embora o coeficiente de correlação linear indique uma correlação positiva forte (p <0,001).

Declaração de Relevância Clínica:

Este estudo revela que há boa concordância na comparação de dois sistemas projetados para analisar as demandas de movimento de cada atleta profissional de futebol em relação à distância total percorrida. Nível de evidência I; Estudo metodológico - Investigação de um teste diagnóstico.

Acessar