Validação semântica e de constructo convergente do questionário de satisfaction face à la prothèse (satpro) em jovens e adultos com amputação de membro inferior
Por Poliana Piovezana dos Santos (Autor), Milena Ketzer Caliendo dos Reis (Autor), Mônica Manganelli Coimbra Forcellini (Autor), Rudney da Silva (Autor), Elaine Cristine da Silva (Autor).
Resumo
A política de Saúde da Pessoa com Deficiência visa reabilitar a capacidade funcional e o desempenho humano por meio da promoção de ambientes saudáveis e da adoção de estilos de vida saudáveis entre pessoas com deficiência e seus círculos sociais (BRASIL, 2006).A satisfação com o uso da prótese, percebida por pessoas amputadas, contribui para a criação de programas de intervenção mais eficazes, alinhados à Política de Saúde da Pessoa com Deficiência, que assegura atenção integral a esse grupo (BRASIL, 2015). Segundo o Ministério da Saúde, entre 2020 e 2022, três brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés por hora, totalizando cerca de 72 casos diários. Observa-se ainda um aumento no número de pessoas jovens amputadas, devido, principalmente, a acidentes automobilísticos (BRASIL, 2022)