Validação do Teste de Agilidade em Zigue-zague Para Crianças com Deficiência Física
Por Turíbio Barros (Autor), Marco Tulio de Mello (Autor), Giovanna Carla Interdonato (Autor), Márcia Greguol (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 2, 2011.
Resumo
No esporte, entendemos ser a avaliação um dos principais artifícios para a elaboração da estrutura do treinamento. Para isto uma correta seleção do tipo de teste a ser utilizado é essencial. O objetivo deste estudo foi verificar a autenticidade científica do teste de agilidade em zigue-zague para crianças com deficiência física praticantes de basquetebol adaptado. A amostra foi composta por 40 praticantes com idades entre 5 a 12 anos. O instrumento utilizado foi o teste de agilidade em zigue-zague adaptado. Para isto, foram realizados teste e re-teste e calculados os coeficientes de correlação entre eles. Para se verificar a validade por conteúdo, cinco especialistas responderam a um questionário. Na análise estatística foram encontradas correlações de 0,98 e o coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,96. As respostas dos questionários foram 100% favoráveis ao teste entre os especialistas. Dessa forma, a autenticidade científica do teste pode ser verificada