Validade Concorrente da Capacidade Avaliativa de Monitores no Desenvolvimento de Habilidades Práticas
Por Johnnatas Mikael Lopes (Autor), Liliane Santos de Vasconcellos (Autor), Rafaella Rêgo Maia (Autor), Raylane da Costa Oliveira (Autor), Yane Gentile Farias Menegat (Autor), Marcello Barbosa Otoni (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 28, n 3, 2020.
Resumo
Objetivou-se estimar a capacidade avaliativa de monitores em relação aos docentes em componentes curriculares (CC) que desenvolvem habilidades práticas. Trata-se de um estudo de validação concorrente com desenho transversal durante ação avaliativa na graduação em Fisioterapia. A estratégia avaliativa utilizada nos CC foi o Objective Structured Practical Exame (OSPE). Participaram da pesquisa dois monitores e dois docentes como avaliadores, juntamente com 60 alunos. Criaram-se três cenários de simulação: dois cenários com monitor-docente do mesmo CC (C1 e C2) e outro cenário com docente do CC avaliado e monitor de outro CC (C3). Os avaliadores estipulavam nota entre 0,0 e 2,0 em cada cenário. Evidenciou-se alta concordância relativa (ICCS1= 0,91 e ICCS2=0,92) nas situações onde os monitores e docentes são de mesmo CC, com baixa variação na nota absoluta (Diferença MédiaS1=0,02 e Diferença MédiaS2=0,51). Dessa forma, infere-se que monitores têm capacidade avaliativa semelhante aos docentes da mesma disciplina para a identificação de desvios de aprendizagem.