Validade de Constructo da Escala de Mobilidade Ativa no Ambiente Comunitário
Por Leticia de Matos Malavasi (Autor), Maria de Fátima da Silva Duarte (Autor), Jorge Both (Autor), Ricardo de Almeida Pimenta (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Na busca por razões que possam influenciar na inatividade física, o ambiente
percebido é uma das variáveis que pode determinar um estilo de vida mais saudável.
No Brasil, escalas sobre facilitadores ambientais para atividade física em comunidades
praticamente inexiste. Esse diagnóstico é importante tanto para o profissional que
trabalha com políticas públicas de promoção à saúde, quanto para aqueles que lidam
com o planejamento urbano. Assim, este estudo objetivou analisar a validade de
constructo do questionário NEWS traduzido para o Português. A escala NEWS
originalmente trata das dimensões de percepção do morador quanto: ao tipo de
residências existentes no bairro, proximidade e acesso à lojas e comércio no geral,
características das ruas, facilidade para caminhar e andar de bicicleta, e segurança em
relação ao tráfego de veículos e crimes. O estudo foi realizado em duas etapas: na
primeira constituiu-se um painel de dez especialistas da área de planejamento e
urbanismo para indicar quais bairros da cidade de Florianópolis/SC/Brasil teriam
maior e menor mobilidade. Nesta etapa foram apontados 10 bairros (Centro, Estreito,
Coqueiros, Capoeiras, Trindade, João Paulo, Saco Grande, Monte Verde, Bom Abrigo
e Itacorubi), sendo cinco de maior e cinco de menor mobilidade. Na segunda etapa,
aplicou-se o questionário NEWS-versão brasileira numa amostra acidental de 200
moradores em dois bairros de maior mobilidade (Centro e Estreito) e dois de menor
mobilidade (João Paulo e Saco Grande).A análise estatística foi realizada no programa
SPSS versão 11.0, com abordagens paramétricas e não-paramétricas, para identificar
a classificação dos bairros em relação a cada dimensão pelo escore médio, e comparar
quais foram as dimensões que tiveram maiores influências sobre os bairros
investigados pelo teste de Kruskall-Wallis. Verificou-se que os bairros Centro e Estreito
foram considerados pelos moradores os de maior mobilidade coincidindo com as
indicações dos especialistas. Dentre as oito dimensões do questionário, apenas a
densidade residencial e segurança quanto a criminalidade não apresentaram diferenças.
Portanto, a validade de constructo foi comprovada por meio da comparação da
percepção dos especialistas com a percepção dos moradores dos quatro bairros
investigados. Em ambos os casos, os bairros Centro e Estreito forma considerados
com alta mobilidade e os bairros João Paulo e Saco Grande com baixa mobilidade
ativa.