Validade de Conteúdo do Instrumento Para Avaliação do Conhecimento Tático Processual no Basquetebol
Por Juan C. P. Morales (Autor), Pablo Juan Greco (Autor), Ricardo L. Andrade (Autor).
Em Cuadernos de Psicología del Deporte v. 12, n 1, 2012. Da página 31 a 35
Resumo
Basquetebol, coeficiente de validade de conteúdo, conhecimento tático processual. RESUMO: objetivou-se estabelecer a validade de conteúdo do teste de conhecimento tático processual para basquetebol (TCTP-Bb), a partir do cálculo do coeficiente de validade de conteúdo (CVC) proposto por Hernandez-Nieto (2002). Participaram do estudo sete técnicos de basquetebol (n=07) formados em educação física e com experiência mínima de dez anos atuando especificamente no processo de iniciação esportiva, especialização e alto nível de rendimento na modalidade. Propuseram-se 24 itens para avaliar o comportamento tático – técnico individual e coletivo (tática de grupo) do jogador no ataque (com e sem bola), e do jogador na defesa (marcando ao jogador com bola e sem bola). Foi calculado o coeficiente de validade de conteúdo (CVC), a partir da clareza da linguagem e da pertinência prática, para cada item do instrumento (CVCc ) e para o instrumento como um todo (CVCt ). Os resultados confirmam que para clareza da linguagem (CVCt = 0,94) e para pertinência prática (CVCt = 0,91), os itens propostos apresentam propriedades psicométricas satisfatórias.