Validade das Equações Preditivas de Uma Repetição Máxima Varia de Acordo com o Exercício Realizado em Adultos Jovens Treinados
Por Annelise Lins Menêses (Autor), Fábio da Silva Santana (Autor), Antonio Henrique Germano Soares (Autor), Bruna Cadengue Coêlho de Souza (Autor), Diogo José Cavalcanti de Azevedo Souza (Autor), Marcos André Moura dos Santos (Autor), Edilson Serpeloni Cyrino (Autor), Raphael Mendes Ritti Dias (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 1, 2013.
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a validade de equações preditivas para a estimativa de uma repetição máxima (RM) em diferentes exercícios, em adultos jovens com experiência em treinamento com pesos (TP). Dezesseis homens (21,4±4,0 anos), praticantes de TP, realizaram testes de 1-RM e de 8-12 RM nos exercícios leg press 45°, supino reto, extensão de joelho unilateral, remada central, flexão de joelhos e elevação frontal. Seis equações preditivas foram utilizadas para a predição dos valores de 1-RM: Adams; Baechle & Groves; Brzycki; Epley; Lander; O’Connor et al. Todas as equações analisadas superestimaram os valores de 1-RM no leg press 45º (6 a 15%, p<0,05). No supino reto e elevação frontal, as equações de O’Connor et al. e Adams foram as que produziram as melhores estimativas de 1-RM.