Resumo

objetivo deste estudo é analisar as propriedades psicométricas e examinar a validade fatorial da versão em português do Questionário Avaliando o Ambiente de Atividade Física Escolar (Q-SPACE) para jovens em idade escolar. A versão traduzida e adaptada do questionário foi aplicada e resultou em dois estudos: estudo I, no qual participaram 504 estudantes (56% meninos); a estrutura fatorial da escala foi examinada; no estudo II, que envolveu 501 estudantes (53,5% meninos), a estrutura fatorial obtida no estudo I foi testada por meio da análise fatorial confirmatória. Os resultados da análise fatorial exploratória, realizada no estudo I, mostraram que a versão em português do Q-SPACE é composta por cinco fatores que caracterizam a percepção dos alunos sobre o ambiente social e físico da escola para atividade física: equipamento e condições de espaço; Recreio; apoio social escolar; estrutura de educação física; oferta de atividade escolar. Os valores de consistência interna variaram de 0,60 a 0,89. A análise fatorial confirmatória confirmou a aplicabilidade da versão em português do Q-SPACE, apresentando índices de ajuste adequados:χ 2 / df = 2,90, GFI = 0,92; CFI = 0,92; RMSEA = 0,06. Em conclusão, o Q-SPACE mostrou validade e confiabilidade aceitáveis ​​para avaliar o ambiente de atividade física escolar em adolescentes portugueses.

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