Validade e Fidedignidade de Escalas Sobre Fatores Intrapessoais, Interpessoais e Ambientais Associados à Atividade Física em Escolares Brasileiros do Ensino Fundamental
Por Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor), Cassiano Ricardo Rech (Autor), Jorge Mota (Autor), Adair da Silva Lopes (Autor), Jose Cazuza de Farias Junior (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 18, n 2, 2016. Da página 1 a 10
Resumo
Este estudo analisou a validade e a fidedignidade de escalas de fatores intrapessoais, interpessoais e ambientais associados à atividade física (AF) em escolares do ensino fundamental. Estudos transversais incluíram escolares dos 7º ao 9º anos para análises de validade e consistência interna (n=1.178, 51,4% meninos), e reprodutibilidade teste-reteste (n=194, 56,2% meninos) do instrumento. Atitude, autoeficácia, apoio social dos amigos, pais e professores da escola, e o ambiente percebido do bairro e da escola relacionados à AF foram avaliados. A análise fatorial confirmatória e a correlação de Spearman entre os escores das escalas e o tempo semanal em AF moderada a vigorosa foram aplicadas para testar a validade de constructo das escalas. Utilizaram-se o α de Cronbach e o índice de fidedignidade combinada (IFC) para avaliar a consistência interna, e o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para a reprodutibilidade teste-reteste. A análise fatorial confirmatória indicou cinco escalas unidimensionais e duas bidimensionais (autoeficácia e ambiente percebido para AF), com ajustes de modelo adequados e cargas fatoriais de 0.46 a 0.85. Houve correlações significativas entre os escores de quase todas as escalas e AF moderada a vigorosa (p<0,05). O a e o IFC foram maiores de 0.70 em quase todas as escalas (exceto ambiente percebido da escola, a e IFC de 0.61) e o CCI variou de 0.62 (apoio social dos pais para AF) a 0.70 (autoeficácia para AF). Em conclusão, as escalas apresentaram validade e fidedignidade aceitáveis e pode ser utilizado na mensuração de fatores associados à AF em escolares do ensino fundamental.