Validedade de Critério da Escala de Autoavaliação do Saque do Voleibol: Relação Entre Eficácia, Efetividade e Autoavaliação do Saque de Atletas Brasileiras Infantis
Por Thais do Amaral Machado (Autor), Fernanda Patricia Valentim (Autor), Joice Mara Facco Stefanello (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 9
Resumo
O objetivo deste estudo foi relacionar a autoavaliação do saque, eficiência e eficácia deste fundamento. Participaram do estudo duas equipes femininas de voleibol da categoria infantil, com média de idade 14,63 ± 0,5 anos e tempo de prática 4,92 ± 1,87 anos. Aplicou-se a Escala de Autoavaliação do Saque no Voleibol e realizado escalte técnico do saque. Os resultados apontaram diferenças na eficiência da Equipe “A” (37,26 ± 19,38) e Equipe “B” (53,89 ± 14,18) (p=0,02) e eficácia da Equipe “A” (91,50 ± 5,51) e Equipe “B” (96,21 ± 4,46) (p=0,02). Na autoavaliação houve diferença entre a Equipe “A” 45,20 ± 5,11 e a Equipe “B” 41,78 ± 3,19 (p=0,05). Houve correlação moderada (r= 0,65 p=0,00) entre a autoavaliação e o tempo de prática de ambas as equipes. Conclui-se que a equipe que conquistou a melhor colocação foi a que se apresentou mais eficiente e eficaz na execução do saque.