Resumo
O Kung Fu é uma das artes marciais mais conhecidas e praticadas do mundo e possui significativa carência em pesquisas acadêmicas, principalmente no Ocidente e na lusofonia. É de notar que se encontraram apenas seis teses doutorais portuguesas sobre artes marciais na área do desporto e nenhuma estudou o Kung Fu. O objetivo geral deste trabalho consistiu em procurar identificar e compreender o valor ético e estético do Kung Fu tradicional, evidenciando as potencialidades desta arte marcial como meio educacional. A pesquisa, em modelo escandinavo, teve natureza qualitativa e foi estruturada em quatro estudos (três estudos teóricos e um estudo empírico). Em termos metodológicos, elencou se a revisão sistemática da literatura para mapeamento do estado do conhecimento sobre a matéria em estudo e recorreu se a entrevistas semiestruturadas com Mestres de Kung Fu de renome mundial com vista a conhecer e integrar o contributo esclarecido destes peritos acerca da temática em análise. Assim, as entrevistas foram exploradas através da análise de conteúdo, tendo sido interpretadas a partir de uma organização em categorias temáticas. Constatou se que no campo acadêmico pouco se aborda de maneira profícua e profunda sobre a ética e mais ainda sobre a estética no Kung Fu. Ficou entendido o conceito de arte marcial como uma prática de educação pacifista. Além disso, o Kung Fu se destacou como símbolo cultural chinês apresentando diversos ensinamentos imersos em questões éticas e estéticas. Por meio de entrevistas de grandes Mestres mundiais, evidenciou se o objetivo de transmissão e incorporação de virtudes confucionista inseridas na educação do Kung Fu, como: humildade, respeito, justiça, confiança, lealdade, vontade, resistência, perseverança, paciência e coragem.