Resumo

Os valores são construtos sociais que orientam as escolhas as escolhas dos indivíduos. Eles estão presentes no currículo escolar e nas aulas de Educação Física, explicitando a abordagem pedagógica adotada pelo professor. A Motricidade Humana tem inspirado a intervenção pedagógica de alguns professores e veicula um conjunto de valores. O objetivo do presente ensaio é discutir os valores que podem constituir o currículo de uma proposta de Educação Física (EF) Escolar que se fundamente nos pressupostos da Ciência da Motricidade Humana (CMH). A CMH, proposta inicialmente por Manuel Sérgio, influenciou a produção de conhecimentos e a intervenção Profissional em Educação Física, dentro e fora da escola. Ela tem suas bases num determinado sistema de valores e no questionamento de valores vigentes. Assim, critica a visão reducionista do ser humano que focaliza apenas os aspectos biológicos envolvidos na prática motora e que preponderou entre os pesquisadores da Educação Física por muitos anos. Em termos ontológicos, a CMH atribui ao ser humano uma incompletude perene, porém tal incompletude é a responsável para que o homem, dotado de intencionalidade, se relacione com o mundo e com os outros com vistas a preenchê-la, num movimento incessante. Vários pesquisadores da área adotaram a expressão Motricidade Humana em seus estudos. Alguns utilizam a expressão sem compreender suas bases epistemológicas. Outros, no entanto, têm se dedicado a compreender e a construir essa nova ciência. A partir do trabalho produzido por esses estudiosos é possível identificar alguns conceitos e valores básicos da CMH, como liberdade, consciência, transcendência, intencionalidade, criatividade e, especialmente, autonomia. O professor de Educação Física que escolher a CMH para fundamentar sua prática pedagógica terá como desafio construir um projeto pedagógico adequado para possibilitar a construção desses valores e relacioná-los com a especificidade da área.

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