Resumo

Este estudo se caracteriza por uma investigação dos valores e comportamento presente no cotidiano escolar e esportivos dos alunos das Escolas Agrotécnicas Federais , abordados sob a ótica do fair play e seus conceitos, que constituem os padrões éticos propostos para os praticantes do esporte. O estudo foi elaborado de acordo com o pressuposto de que aulas Educação Física e pratica esportiva, com foco central na ética e na moral, poderão constituir avanços pedagógicos na Educação brasileira e particularmente nas Escolas Agrotécnicas Federais. Sendo assim nossa proposta de investigação foi uma análise diagnóstica com os alunos de todos as regiões brasileiras, pertencentes a rede de Escolas Agrotécnicas Federais. Tendo como objetivos diagnosticar comportamentos éticos e morais presentes nas atividades físicas esportivas e nas aulas de educação física, centrar o diagnóstico nos valores do fair play com verificação dos comportamentos adquiridos e dar sentido e significado ao diagnóstico mediante conceitos e opiniões dos alunos. Por meio de um questionário semi-estruturado, buscamos identificar opções de comportamento a dilemas morais hipotéticos e comuns aos alunos dessas instituições. Devido à peculiaridade dos dados de natureza qualitativa optou-se pelo uso de uma técnica estatística adequada a Análise das Correspondências Múltiplas. A análise dos resultados a partir desta técnica permite a verificação de grupos atípicos, fora do comportamento padrão da amostra, a análise das correspondências múltiplas também foi utilizada para verificara a consistência entre os dilemas morais propostos. 

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