Editora SEED-MEC. Brasil 1989. 113 páginas.

Sobre

Apresentação
DA CRISE ATUAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS

Há algum tempo, o Ministério da Educação, através de sua Secretaria de Educação Física e Desportos, associou-se ao Ministério da Saúde, buscando as interseções possíveis do exercício físico com aspectos relacionados com a prevenção da saúde dos brasileiros.

Por sua vez, a Educação Física, como campo de atuação humana, prossegue na busca de novos paradigmas, que possam enriquecer o seu conteúdo, quanto ao alcance social de seus caminhos, e ao mesmo tempo consiga redimensionar a sua própria relevância diante dos seus usuários. Tudo isto acontece justamente no momento em que a Educação Física atravessa sua maior crise de identidade. Para a percepção desta crise da Educação Física, basta recordá-la nas suas delimitações anteriores e através de seus conteúdos e objetos, ora relacionados com a escola, ora com a saúde, ora com a recreação, ora com o esporte.

Quando verifica-se o esgotamento dessas abrangências como conteúdos únicos da Educação Física, observa-se com nitidez que não se pode mais entendê-la por objetos isolados e sim através de sua multidiversidade de propósitos e relações, as quais formam a sua própria rede de penetração social.

Para encontrar-se uma possível saída nesta crise de identidade, recorre-se a Santin, o qual ao reconhecer que a realidade da Educação Física é a realidade humana, nega o conceito de corpo material, e reconhece no homem uma corporeidade, compreendendo movimento, gesto, expressividade e presença. Nesta mesma direção, o corpo para Cagigal, entendido como a primeira experiência cosmológica do homem, e o fenómeno corporal, explicado por Merleau Ponty pela expressividade, palavra e linguagem, podem ser sintetizados e explicitados como todo o contato com o mundo.

Desse modo, ao reconhecer-se que na questão do corpo estarão as possibilidades de novos paradigmas da Educação Física, é essencial que também se entenda que os valores humanos e a prevenção, ganharão ênfase nesta nova perspectiva de discussão.

Assim sendo, ao relacionar-se a Educação Física com a prevenção, atinge-se toda a problemática das possíveis
agressões ao corpo vivido, enquanto que na referência aos valores humanos,
estará inserida a sua própria ética.

MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO
Presidente do Conselho Nacional de Desportos e
Secretário de Educação Física e Desportos do MEC

Acessar Arquivo